Comandos do MS-DOS

DIR - Lista conteúdo de diretório. Exibe arquivos e sub-diretórios. Utilize parâmetros (pode ser mais de um) para escolher o formato da exibição. Exemplo: DIR /ON - alfabética DIR /OS /P - ordem de tamanho, com pausa Help do comando DIR CD - Muda de diretório. Só possui um parâmetro: o nome do diretório desejado. Exemplo: CD \aluno25\infobas CD ..\programa TYPE - Exibe conteúdo de um arquivo. Para utilizar pausa, usa-se | MORE. Exemplo: TYPE cecet.doc TYPE teste.txt | more DEL - Exclui arquivos. Exemplo: DEL *.TXT DEL A*.DOC DEL ??E*.* MD - Cria novo diretório. Exemplo: MD teste RD - Exclui diretórios, se estiver vazio. Exemplo: RD teste ATTRIB - Altera atribuição de arquivos. Habilita ou desabilita as atribuições. Exemplo: ATTRIB +H *.TXT - Habilita modo invisivel para arquivos ATTRIB -R *.TXT - Desabilita modo protegido para arquivos. COPY - Copia arquivos para outro diretório ou outro nome de arquivo. Exemplo: COPY abc.doc A: COPY *.* PRIMEIRO TREE - Exibe a árvore de diretórios. O parâmetro /F exibe nome de arquivos. Exemplo: TREE /f OBSERVAÇÃO: Todos os comandos possuem o parâmetro /?, que exibe sua sintaxe.

Comandos BATCH

Arquivo do tipo texto, sempre com extensão BAT que possui comandos do MS-DOS, executados em sequência. Muito utilizado para facilitar processos de muitos comandos a serem digitados, como criação de Backup, por exemplo. Existem algumas dicas para criação de um arquivo BAT: ECHO - Comando que ativa / desativa a saída de linha dos comandos executados. Este co- mando também exibe mensagens na saída. Exemplos: ECHO Tecle qualquer tecla - Exibe a mensagem informada ECHO OFF - Não exibe saída dos comandos ECHO ON - Volta a exibir a saída dos comandos @ECHO OFF - Nem mesmo a saída do comando ECHO será exibida. ECHO. - Exibe uma linha em branco. PAUSE- Ativa uma pausa no arquivo em lote, exibindo uma mensagem para teclar qualquer tecla. Para não exibir a mensagem, direcione a mensagem para um arquivo nulo: PAUSE >null Exemplo: Crie um comando chamado NOITE.BAT que execute a seguinte sequência de comandos: . Limpe a tela . Execute o comando que Não exibe a saída dos comandos . Exiba a frase "Início do Comando. Tecle qualquer tecla" . Dê uma pausa, enviando a mensagem deste comando para um arquivo nulo . Vai para o diretório INFOBAS . Exiba a árvore de diretórios . Exiba três linhas em branco

Primeira Folha de Exercicios

1 - Liste o conteudo do diretorio infobas: 1.1) Em ordem alfabetica; 1.2) Com Pausa; 1.3) Exibindo somente os diretorios; 1.4) Exibindo todos os arquivos, inclusive dos sub-diretorios; 1.5) Exibindo os arquivos com extensao TXT; 1.6) Exibindo os arquivos que iniciem com A; 1.7) Em ordem de data; 1.8) Em ordem de tamanho, apenas os arquivos com extensao PAS; 1.9) Em ordem de extensao. 2 - No diretorio infobas, execute os seguintes comandos: 2.1) Exiba o conteudo do arquivo exec.txt 2.2) Exibe o conteudo do arquivo folha1.pas, com pausa 2.3) Exclua os arquivos onde a segunda letra e' X, com extensao DOC. 2.4) Exclua os arquivos com extensao TXT. 2.5) Exiba os arquivos onde a terceira letra é L. 2.6) Liste os arquivos com extensao DOC do diretorio e sub-diretorios. 3 - Va para o diretorio segundo\textos e altere a atribuicao: 3.1) Os arquivos com extensao TXT - invisiveis 3.2) Os arquivos que iniciam com A - somente leitura 3.3) Arquivos onde a segunda letra e' A - somente leitura e visiveis 3.4) Todos os arquivos - desabilitar somente leitura e desabilitar invisiveis 4 - Utilize o comando CD corretamente: 4.1) Va para o diretorio aluno 4.2) Va para o diretorio primeiro 4.3) Va para o diretorio textos 4.4) Va para o diretorio livros 4.5) Va para o diretorio programa 4.6) Va para o diretorio textos 4.7) Va para o diretorio INFOBAS 5 - No diretorio infobas, exiba o conteudo do arquivo teste.txt 6 - Exiba a arvore de diretorios 7 - Copie os arquivos que iniciam com a letra E para o diretorio textos 8 - Copie os arquivos com extensao DOC para o diretorio programa 9 - Copie todos os arquivos para o diretorio primeiro. Crie um diretório chamado TESTE. 10 - Exclua o diretorio TESTE. 11 - Desabilite modo leitura e modo invisivel para todos os arquivos do diretorio infobas. 12 - Copie todos os arquivos com extensao .TXT do diretorio TEXTOS para o diretorio PROGRAMA 13 - Exiba o conteudo do arquivo NOME.PAS do diretorio PROGRAMA 14 - Copie os arquivos do diretorio aluno para o diretorio TEXTOS 15 - Mova os arquivos do diretorio PROGRAMA para o diretorio TEXTOS 16 - Habilite o modo leitura para todos os arquivos do diretorio LIVROS 17 - Habilite o modo invisivel para os arquivos com extensao .DOC do diretorio LIVROS. 18 - Desabilite o modo invisivel para o arquivo MSD.EXE. Se nao encontrou este arquivo, procure-o com o comando adequado. 19 - Liste todos os arquivos com extensao .DAT dos sub-diretorios existentes ao diretorio aluno 20 - Copie os arquivos que iniciem com a letra "A" do diretorio TEXTOS para o diretorio ALUNO. 21 - Exiba o conteudo do arquivo RATO.DAT do diretorio TEXTOS, com pausa.

Segunda Folha de Exercícios

1 ) Faca um arquivo de lote chamado EXECUTA.BAT que execute os seguintes comandos: a) Lista todos os arquivos e sub-diretorios do diretorio SEGUNDO b) Renomeia o arquivo RATO.DAT para MOUSE.TXT do diretorio TEXTOS c) Habilita o modo invisivel e desabilita modo leitura para os arquivos do diretorio PROGRAMA d) Executa uma pausa e) Exibe a arvore de diretorios do diretorio SEGUNDO, com arquivos e com pausa 2 ) Copie todos os arquivos do diretório livros para o diretório primeiro. 3 ) Mude o nome do diretorio livros para noite. 4 ) crie um novo diretorio chamado livros. 5 ) Copie todos os arquivos que iniciam com a letra E do diretorio INFOBAS para COPIAS 6 ) Mova os arquivos com extensão TXT do diretório infobas para o diretório textos 7 ) Vá para o diretório textos e mova os arquivos com extensão TXT para o diretório PROGRAMA 8 ) Sem sair do diretorio infobas: a- Copie os arquivos onde a segunda letra é A do diretorio textos para o diretorio programa b- Crie um diretorio chamado teste no diretorio primeiro c- Mova todos os arquivos com extensao TXT do diretorio primeiro para o diretorio teste d- Habilite modo invisivel para o diretorio teste 9 ) Va para o diretorio textos: a- Liste os arquivos em letra minuscula b- Atribua modo invisivel para os arquivos onde a quarta letra é A c- Atribua modo protegido para os arquivos com extensao DOC d- Copie os arquivos onde a terceira letra da extensão é C para o diretorio copias e- Execute o comando que permite exibir os atributos dos arquivos f- Desabilite modo invisivel e modo protegido para todos os arquivos 10) Copie todos os arquivos do diretorio textos para o diretorio programa 11) Copie todos os arquivos do diretorio textos para o diretorio segundo 12) Exclua todos os arquivos do diretório programa 13) Altere o nome do arquivo teste.txt para cecet.xls (diretorio infobas) 14) Altere o nome do diretorio programa para noite 15) Mova o diretorio segundo para o diretorio primeiro 16) Exiba o conteudo do arquivo ex1.txt, com pausa

Help do Comando DIR

/P Efetua uma pausa depois de cada tela completa. /W Usa formato de listagem horizontal. /A Exibe arquivos com os atributos especificados. atributos D Diretórios R Arquivos somente leitura H Arquivos ocultos A Arquivos a serem arquivados S Arquivos de sistema - Prefixo que significa 'não' /O Lista os arquivos por ordem de classificação. classifica N Por nome (alfabética) S Por tamanho (ascendente) E Por extensão (alfabética) D Por data e hora (cronológica) G Diretórios primeiro - Prefixo para inverter ordem A Pela data do último acesso (cronológica) /S Exibe arquivos no diretório especificado e em todos os subdiretórios. /B Usa um formato simples (nenhuma informação adicional). /L Utiliza letras minúsculas.