MARIA CRISTINA COOKBOOK

HOMEDOCESSALGADOSCURSOMICROONDASSUA OPINIAO

dot_clear.gif (46 bytes)

CURSO DE MICROONDAS

BOLO DE BRÓCOLIS
LOMBO COM ABACAXI E PRESUNTO
TARTELETE COM SALPICÃO
BIFE DE CARNE MOÍDA AO FORNO
BOLO DE CHUCHU
ARROZ COM CAMARÃO OU FRANGO COM CATUPIRY
TORTA DE PEITO DE FRANGO
ROSBIFE MOLDADO COM MOLHO MADEIRA
FRANGO ZÁS-TRÁS
SUFLÊ DE LEGUMES
QUARESMÃO
LOMBO À MILANEZA COM BATATA PALHA
BACALHAU COROADO
ALMÔNDEGAS RECHEADAS AO MOLHO
CARNE AO VINAGRETE
BIFES ROLÊS COM PARMESÃO E PRESUNTO
ROCAMBOLE DE FRANGO
TORTA DE BACALHAU


Bolo de Brócolis

2 maços de brócolis cortados em florestes, lavados e cozidos de preferência no Microondas. (consulte a tabela de técnicas.)
3 ovos
1 xícara de migalhas (chá) de pão, passadas no liquidador
sal e pimenta à gosto
1 colher de sopa de manteiga

MODO DE FAZER: Cozinhe os brócolis com um pouco de sal. Depois de cozidos, reserve. Bata os ovos ligeiramente batidos, misture as migalhas de pão, batidas no liqüidificador. Coloque sal e pimenta e prove o tempero. Adicione os brócoles, mexendo delicadamente. Unte uma forma anelada com manteiga ou UNTEX, jogando a mistura sobre a forma. Leve ao forno convencional por: 40 minutos em banho-maria ou no microondas por: 10 minutos. 1o tempo - Potência alta - 2o tempo - Potência média - TE - 5 minutos Desenforme e sirva imediatamente. Ou resfrie logo, fazendo o congelamento em aberto; desenformando preenchendo o espaço vazio com plásticos amassados e enrolando no P/C

ARMAZENAGEM: 4 meses

PARA DESCONGELAR: Retire da embalagem e coloque num prato tipo pirex Leve ao microondas por 4 minutos- potência alta.


Lombo com Abacaxi e Presunto

1 ½ kg. de lombo de porco
1 abacaxi bem doce
presunto em fatias
2 limões
3 dentes de alho
1 cebola ralada
pimenta do reino
manteiga
salsa, cebolinha, vinagre e sal
vinho branco

MODO DE FAZER: Tempere o lombo de véspera com sal, caldo de limão, vinagre, cebola , alho, os cheiros verdes e pimenta a gosto. Deixe repousar. No dia seguinte, corte a carne em fatias enviesadas, sem contudo separar os pedaços. Em cada abertura , coloque 1 fatia de presunto e ½ fatia de abacaxi ( se o lombo for mais fino, coloque metade da fatia de presunto e metade da fatia do abacaxi). Prenda com palitos, besunte com manteiga e coloque dentro do assafácil e dentro de 1 pirex. Leve ao microondas por 28 minutos- potência alta- em dois tempos. Imediatamente leve ao forno convencional para gratinar após o cozimento no microondas. Estando pronto, arrume em uma travessa, guarneça com milho verde e ervilha, passadas na manteiga quente, com salsa picada ou com a farofa de sua preferência .

PARA CONGELAR: Resfrie imediatamente o lombo e embale no papel alumínio e P/C. Etiquete e leve ao freezer. Não esqueça de retirar os palitos.

ARMAZENAGEM: 3 meses

PARA DESCONGELAR: Retire de véspera do freezer, deixando-o descongelar lentamente na geladeira. Se preferir no microondas, retire a embalagem e leve na potência alta por 10 minutos, em 2 tempos. TE: 10 min


Tartelete com Salpicão

4 xícaras de farinha de trigo
250 gr. de margarina
100 gr. de queijo parmesão
3 colheres de sopa de água gelada
1 pitada de sal

MODO DE FAZER: Misture todos os ingredientes, ligando a massa com as pontas dos dedos, sem trabalhar muito a liga. Forre uma forma circular de 25 cm de diâmetro ( forma que se solta do prato), dê uns furos com palito para que ela não inche. Leve ao convencional para assar. Não fica muito corado. Assim que terminar de assar, resfrie imediatamente e embale (preencha o espaço vazio com pedaços de plásticos amassados evitando a formação de cristais de gelo.) Etiquete e leve ao freezer.

ARMAZENAGEM: 1 ano. ( MARAVILHA) Obs.: Não se congela o salpicão pronto, mas veja a facilidade. Congele a batata frita pronta. Se quiser pode-se comprar a Crac. Corte as cenouras, cozinhe-as no microondas, resfrie-as e congele. Cozinhe o frango e o lombo no microondas, apenas na água e sal e congele já desfiado e separado. No dia de prepara o salpicão, retire tudo do freezer, descongele e coloque os outros ingredientes que não podem ser congelados como: maçã ácida, picada bem fina e a maionese para dar liga. Jogue o salpicão dentro da tartelete e enfeite o prato com brócoles e couve-flor.

PARA DESCONGELAR A TARTELETE: Retire a embalagem e coloque para descongelar no prato que será servido. OBS.: A massa da tartelete poderá ser assada também em forminhas de empada excelente para colocar uma pasta.


Bife de Carne Moída ao Forno

500 g de carne moída (walita master)
1 cebola média picadinha
sal e molho de pimenta CICA, a gosto
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de chá de cogumelos
1 cebola média em rodelas
1 lata de molho à Bolonhesa Cantina
250 g de mussarella ralada à gosto

MODO DE FAZER: Amasse bem a carne com a cebola, sal e molho de pimenta. Modele com o Hambúrguer ou Hamburflex os bifes. Asse-os no forno convencional ou microondas ( olhe a tabela de técnicas). Reserve. Num pirex, coloque os cogumelos cortados em lâminas untados com um pouco de óleo de milho e jogue também as cebolas, até amolecer um pouco. Adicione o molho Cantina e jogue esta mistura sobre os bifes e sobre eles a mussarela picada. Polvilhe o orégano e leve ao forno quente por 15 minutos ou no microondas por 5 minutos.

PARA CONGELAR: Resfrie imediatamente, fazendo o congelamento aberto. Se possível na própria forma que será servida depois. Embale no PVC. Etiquete.

PARA DESCONGELAR: Retire o PVC e coloque o bife de carne moída no pirex em que foi moldado. Leve em banho maria no convencional ou no microondas por 8 minutos, potência alta, em dois tempos.


Bolo de Chuchu

8 chuchus
3 ovos
3 colheres de queijo ralado
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha de trigo
½ xícara de leite
1 cebola batidinha
pimenta e sal


Arroz com Camarão ou Frango com Catupiry

MODO DE FAZER: Fazer o arroz da maneira comum (microondas ou convencional). Forrar um pirex retangular da marinex , com catupiry e presunto picado (esparramar sobre o catupiry). Misture ao arroz um refogado de camarão ou frango. O refogado deverá ser feito com azeite e cebolas, adicionando azeitona picada, salsa e cebolinha. Prove o tempero. Depois do arroz misturado, colocar no pirex, cobrir com o resto do catupiry e levar ao forno convencional para gratinar. PARA CONGELAR: Congele o arroz na própria pirex, sem que o catupiry seja gratinado. PARA DESCONGELAR: Retirar do freezer algumas horas antes e leve ao convencional para dourar o catupiry. EXCELENTE.


Torta de Peito de Frango
(para lanches)

1 kg de peito de frango
1 lata de ervilha
1 lata de milho verde
100 g de azeitonas pretas
100 g de ameixas pretas
1 xícara mal cheia de azeite
5 pães dormidos
1 prato fundo de temperos (salsa, cebolinha, cebola, pimentão e tomate)

MODO DE FAZER: Refogue e cozinhe o frango já temperado. Pode ser no microondas. Desfie e reserve o caldo em que foi cozido. Bata os pães umedecidos no leite no liqüidificador, temperados com sal e pimenta do reino. Numa vasilha maior à parte, coloque o azeite, o frango e misture. Depois coloque os outros ingredientes: pão batido com tempero, milho verde, ervilhas, ameixa e azeitonas. Misture mais um pouco e coloque o caldo de frango. Verifique o tempero. Leve ao fogo ou ao microondas apenas para levantar fervura. Retire e coloque 3 gemas bem batidas misturando bem. Unte um pirex, jogue a mistura e leve para assar no convencional por 25 minutos ou no microondas por: 6 minutos PA.

PARA CONGELAR: Resfrie logo e faça o congelamento ABERTO. Desenforme e embale no PVC.

PARA DESCONGELAR: Retire do PVC e coloque o bloco de congelado no pirex em que foi feito o congelamento aberto. No microondas: 5 minutos PA.


Rosbife Moldado com Molho Madeira

1 kg de filé mignom ou contra filé
1 pacote de molho escuro da knorr (ou faça o molho madeira).

MODO DE FAZER: Faça o rosbife da maneira habitual. Se for no microondas o tempo será de 18 minutos potências média e baixa. Esfrie imediatamente o rosbife e corte bem fininho com faca elétrica. Unte uma forma de ART-PIREX média e vá moldando as fatias de rosbife em volta da forma, comprimindo bem. Leve ao congelador.

PARA CONGELAR: Faça o congelamento aberto e depois desenforme, preenchendo o espaço vazio com plásticos amassados e embale logo no PVC. Etiquete, levando ao freezer.

PARA DESCONGELAR: Retire o PVC do rosbife e coloque num prato bem bonito. Deixe descongelar lentamente. Cubra com molho escuro da knorr ou faça um molho madeira com o molho que sobrou da carne. Enfeite ao redor do prato, folhas de alface picadas bem fininhas. OBS.: Esta carne deverá ser tirada com palitos. As fatias.


Frango Zás-Trás

2 xícaras de biscoito cream-cracker (100 g) esfarelado
½ xícara de chá de queijo ralado
1 pacote de creme de cebola
1 lata de creme de leite ralado
500 g de peito de frango cortado em cubos

MODO DE FAZER: Bata os biscoitos no liqüidificador, transformando-os em farinha. À parte, misture a farinha do biscoito com o queijo. Misture o creme de cebola e o creme de leite e passe os cubinhos de frango, envolvendo-os bem. A seguir, passe cada peça de frango pela mistura de farinha de biscoito e queijo. Arrume-os numa assadeira, revestida com papel alumínio e untada com UNTEX e leve ao convencional para dourar por 45 minutos. Se quiser no microondas, deixe por 11 minutos PM em 2 tempos.(No microondas é sem papel alumínio).

PARA CONGELAR: Resfrie imediato e coloque em sacos plásticos sem ar, ou vasilhas rígidas. Se sobrar espaço vazio preencha com plásticos amassados.

PARA DESCONGELAR: Retire da embalagem levando ao microondas por 6 minutos PM.


Suflê de Legumes

3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de queijo ralado
3 gemas
3 claras em neve
2 xícaras de leite
2 chuchus
3 cenouras
100 g de vagem

MODO DE FAZER: Leve o leite já dissolvido com a farinha, a manteiga e as gemas ao fogo ou ao microondas, mexendo de 2 em 2 minutos até atingir um creme mais espesso. Adicione o queijo ralado. Passe os legumes já cozidos no microondas no liqüidificador e junte-os ao creme. Misture as claras em neve. Unte um pirex e leve ao forno convencional para assar, tendo antes polvilhado o suflê com queijo parmesão. OBS.: Suflê não se faz no microondas pois não tem estabilizante. Pode-se assar no convencional, congelar e descongelar no microondas. Este não se congela pois tem chuchu.


Quaresmão

Arroz
Pimentão picado (3)
Azeitonas picadas (200 g)
tomates picados bem finos 95)
2 latas de sardinha
2 latas de ervilhas
2 latas de milho verde
Salsa e cebolinha a gosto
Manteiga ( 1 colher)
Ovos cozidos (4)
Farinha de mandioca

MODO DE FAZER: Faça o arroz da maneira habitual. Adicione o pimentão picado, os tomates bem picadinhos, as azeitonas, as sardinhas sem espinhas e esmagadas, o milho verde, as ervilhas, salsa e cebolinha, manteiga. Vá dando a liga com farinha de mandioca até ficar um tipo farofão. Enfeite com rodelas de ovos cozidos. PARA CONGELAR: Pode-se congelar sem os ovos cozidos. Congela-se em vasilha rígida.


Lombo à Milaneza com Batata Palha

1 kg de lombo de porco cortado em bifes
Farinha de rosca
Ovos
Batata palha
1 lata de molho cantina CICA
1 caixa de catupiry (ou 1 vidro de requeijão).

MODO DE FAZER: Tempere os bifes e deixe-os descansar um pouco,. Passe no ovo batido e na farinha de rosca. Frite-os na frigideira, reserve. Arrume num pirex da seguinte maneira: Bifes de lombo Batata palha Molho Cantina Cica Catupiry


Bacalhau Coroado

1 kg de bacalhau
1 kg de batatas
1 ½ kg de cebolas em rodelas
1 copo grande de azeite
3 dentes de alho (crus e amassados)
CREME: 2 litros de leite
Gemas
1 xícara de chá de queijo ralado (deixando para colocar depois do mingau pronto)
200 g de manteiga
200 g de farinha de trigo (batido no liqüidificador para não encaroçar).

MODO DE FAZER: Dessalgar o bacalhau, aferventar e desfiar em lascas. Cozinhe as batatas, passando no espremedor e deixar em fios. No microondas cozimento: 18 minutos PA. Levar as cebolas com o azeite, num pirex ou numa panela, até ficarem transparentes, juntar o bacalhau, as batatas espremidas, os dentes de alho e salsa picada. Mexa com cuidado e leve num pirex redondo e baixo de MARINEX, deixando 1 buraco no meio (forminha de gelatina) para colocar o molho. Leve o molho (ingredientes já batidos no liqüidificador) ao forno de microondas e vá mexendo de 2 em 2 minutos até atingir um creme mais grosso. Cubra ligeiramente o bacalhau com este molho e o que sobrou coloque na forminha do meio. Leve ao convencional para gratinar. Pode ser congelado pois a batata está em forma de purê. Só tome cuidado com os temperos. Congela-se da maneira tradicional.


Almôndegas Recheadas ao Molho

300 g de carne moída
1 cebola média picadinha
1 dente de alho amassado
sal e pimenta à gosto
1 xícara de chá de miolo de pão umedecido no leite
150 g de queijo prato cortado em cubos
1 lata de molho de tomate
2 colheres de sopa de salsa picada
óleo para fritura

MODO DE FAZER: Misture os seis primeiros ingredientes, amassando bem. Faça bolinhas pequenas, recheando cada uma delas com um cubo de queijo prato. Frite-as no óleo quente e escorra bem a gordura. Num pirex, aqueça o molho de tomate e a salsa e cebolinha, ou leve ao fogo até aquecer numa panela. No microondas: 4 minutos PA. Acrescente as almôndegas reservadas, misture ligeiramente e deixe aquecer alguns minutos. Sirva com purê de batatas. Resfrie imediatamente.

PARA CONGELAR: congelamento aberto e depois PVC.


Carne ao Vinagrete

1 lagarto de 1 kg
tempero à gosto
4 tomates sem sementes
5 pimentões verdes sem sementes
4 cebolas grandes cortadas em rodelas
1 lata de óleo
vinagre

MODO DE FAZER: Fazer o lagarto da maneira habitual. Recheado ou não. No microondas o tempo de cozimento será de : 18 minutos potência média e baixa. TE: 10 minutos. Fazer o resfriamento imediato e levar à geladeira por meia hora. Assim que estiver bem firme, cortar fatias bem finas com a faca elétrica. Colocar numa marinex com tampa da seguinte maneira: carne fatiada, óleo, rodelas de tomate, pimentão e cebola, vinagre e vá repetindo as camadas, sendo que a última será de legumes. O óleo deverá cobrir toda a carne. Tampe e deixe na geladeira para pegar gosto, por uns 2 dias. (os legumes deverão ser temperados com sal anteriormente). Esta receita não se congela, por causa do vinagrete. Conserva-se na geladeira até uma semana.


Bifes Rolês com Parmesão e Presunto

500 g de patinho cortado em bifes finos
Sal
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
100 g de presunto fatiado
2 colheres de sopa de manteiga
2 cebolas médias cortadas em rodelas
2 tomates sem pele e sementes picados
1 lata de creme de leite
A mesma medida de leite de vaca
1 colher de sopa de farinha de trigo
cebolinha verde picadinha

MODO DE FAZER: Tempere os bifes de ambos os lados. Recheie cada um deles com 1 colher de sopa de queijo ralado e 2 fatias de presunto. Enrole os bifes e prenda-os com palito. Em uma vasilha, redonda, coloque 1 colher de sopa de óleo e um pouco de tempero. Tampe e leve ao microondas por 2 minutos PA. Aí então, jogue os bifes e torne a refogá-los por 2 minutos PA. Jogue água, verifique o tempero,tampe e leve ao microondas por 12 minutos PM, em dois tempos. Verifique se a carne está macia. Aí adicione a medida de leite da lata do creme de leite e a colher de sopa de farinha, diluindo-a. Mexa dois minutos: PA, até que dê uma consistência mais de creme. Jogue então o creme de leite tomando cuidado para que não ferva. Salpique cheiro verde.

PARA CONGELAR: Resfrie imediatamente e congele da maneira habitual.

PARA DESCONGELAR: Retire a embalagem e leve num pirex que vá depois para a mesa. Use a potência alta para descongelar e aquecer por 8 minutos.


Rocambole de Frango

4 colheres de manteiga
½ xícara de farinha de trigo
2 xícaras de leite
4 gemas
1 colher de chá de açúcar
4 claras

MODO DE FAZER: Numa vasilha , coloque o leite, a manteiga, a farinha e 1 pitada de sal. Leve ao microondas e mexa de 2 em 2 minutos até atingir um creme. Retire do microondas e acrescente as gemas e o açúcar. Reserve. Bata as claras em neve e junte-as a mistura anterior. Coloque numa assadeira untada com UNTEX e leve para assar no forno convencional por mais ou menos 40 minutos. Depois de assado vire num pano seco e polvilhado com farinha de trigo.

RECHEIO:
2 peitos de frango
1 xícara de molho de tomate cica
1 copo de requeijão cremoso
molho inglês
Salsa e cebolinha.

MODO DE FAZER: Cozinhe o frango no microondas na água e sal por 12 minutos PM, em 2 tempos. Desfie-o, faça um refogado, colocando o molho, o requeijão, a salsa e a cebolinha. Vá mexendo até que o requeijão derreta e se incorpore ao molho. Resfrie imediatamente e espalhe sobre o rocambole. Enrole-o mais grosso.

PARA CONGELAR: Faça o congelamento em aberto e enrole no alumínio e no PVC.

PARA DESCONGELAR: Retire a embalagem e coloque no prato que será servido. Jogue o restante do recheio sobre o rocambole ou então espalhe moinese sobre o mesmo. Enfeite com alfaces picados.


Torta de Bacalhau

1 kg de batatas cozidas em forma de purê
½ kg de bacalhau
150 g de azeitonas verdes
1 colher de sopa de alcaparras
1 xícara de picles picados

MODO DE FAZER: Passe tudo no triturador do Walita Master, junte uma cebola ralada, cebolinha, cebolinha verde, 1 lata de milho verde, pimenta do reino e sal. Ligar com 2 colheres de sopa de maionese e enformar. Leve à geladeira. Desenforme. Passe maionese por cima. Dica: Pode ser congelada, pois a maionese foi usada só para dar liga. Quando dessalgar o bacalhau, na primeira água, jogue 1 colher de café de fermento em pó royal.


HOMEDOCESSALGADOSCURSOMICROONDASSUA OPINIAO

Copyrigth 1996 a 2009 - Maria Cristina Carvalho Ferreira
Rua Moraes e Castro, 370 Apto 402
CEP 36100-000 Juiz de Fora - MG
Telefone: (032) 3216-9824
e-mail: mccfcris@superig.com.br

Homepage desenvolvida e mantida pela
Provider Art & Design
http://www.artprovider.com.br
Campinas - SP - Brazil
Ultima modificação: 02/07/2009